terça-feira, 28 de outubro de 2008

Pão e povo para o circo!!!

Como qualquer feudo típico, Angra apresenta algumas características marcantes de idade média, ausência quase que total de saneamento, valas negras espalhadas por seus distritos, surtos endêmicos de pestes, famílias nepotistas dominando a política, soldados mercenários servindo a quem tem mais dinheiro, religiões cada vez mais poderosas e influentes, pão e circo para o povo, superstições e crendices sobrepujando o conhecimento científico, educação falida, gravidez precoce, execuções sumárias, comerciantes escravagistas, obras faraônicas de compensamento fálico, imprensa comprometida com o poder, autoridades comprometidas com o dinheiro, queimadas, latifúndios, posseiros, traficantes, etc.

3 comentários:

resistência disse...

Bela análise histórica, percebo que você é um dialético histórico. Pena que a elite econômica é composta de pessoas apedeuta e seus servis tecnicistas.
Abraço, e felicidade na luta!

DaRoça disse...

Peço permissão para copiar a postagem e colocar no diariodosertaobracuhy.blogspot.com

A análise, como já foi comentado, é perfeita para o nosso espaço/tempo.

Anônimo disse...

Só hoje conheci seu blog. Fantástico! Sper inteligente a análise da analogia com a Idade Média. Quando vim a Angra pela primeira vez, senti exatamente isso: como se estivesse passado por uma máquina do tempo, umfeudo tremendamente atrasado. Isso há dez anos. Naquela época ainda ninguém pensava em valorizar a cidade com obras de embelezamento. Se hoje consideramos a cidade ainda muito atrasada, inclusive no pensamento provinciano de "famílias" influentes mandarem, imagine há dez anos!
Já coloquei seu blog como meu primeiro favorito.
Abraços
Mônica Lima